(Foto: Sohfia Marcon Fiorese)
A iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), “Feito na Serra Gaúcha”, criada pela gestora de projetos da região da Serra Gaúcha, Fabiana Zin, é considerada fundamental para a evolução da marca florense Moni. A diretora criativa Monica Zampieri explica que foi pelo projeto que seu negócio passou por um reposicionamento no mercado, evoluindo de uma empresa de confecção de lãs, focada exclusivamente na venda em feiras, para uma marca própria que comercializa para sete estados.
— O “Feito na Serra Gaúcha” é voltado à moda, com certificação para empresas do setor para que a marca possa vender seus produtos em outros estados com o selo. Em 2021, participamos desse projeto, onde pude conhecer nomes como o estilista Walter Rodrigues, que tem parceria com o Sebrae, e da pesquisadora em moda, cultura e identidade Bernardete Venzon, entre outros nomes que fazem jus ao projeto — relata.
Monica comenta que, após a participação na iniciativa, iniciou o processo e o desejo de lançar a Moni como uma marca de moda e expandir o negócio para outros estados:
— A Moni, antes do projeto, trabalhava com feiras, não tínhamos loja. Só vendíamos para feiras diretamente. O Sebrae foi o começo para querer vender e abrir como marca mesmo, para comercializar em outros estados e vender para lojas multimarcas.
Pelo projeto “Feito na Serra Gaúcha”, a Moni se especializou, desde a forma de tabelas de custo dos produtos e, como a criação do produto deve ser feita para entrar para a venda no atacado até o marketing e como devia se comunicar em todas as mídias sociais. O passo seguinte foi definir como a marca se apresentaria para vender em outros estados do país.
Após quatro anos envolvida com a ação, Monica relata que os benefícios dos conhecimentos proporcionados por cada setor do Sebrae fizeram a diferença:
— O projeto foi um divisor de águas. Foi ele que nos fez abrir a mente e estar preparados para, hoje, ter reformulado toda a empresa e poder vender para sete estados do país , atendendo lojas multimarcas com toda a qualidade e o selo “Feito na Serra Gaúcha” como uma marca de moda, e não apenas como uma confecção de casacos de lã.
Espumante lançado
Durante o processo de fortalecimento desta comunicação da marca, a Moni lançou um espumante. O intuito era reforçar essa identidade local, sem perder a essência da Serra gaúcha:
— Entendemos que a moda é muito maior do que só moda. O Sebrae nos ajudou com esse pensamento e posicionamento. A Moni manda um espumante da nossa marca para cada loja na entrega de mercadorias, que representa um pouquinho do que é a Serra gaúcha e o que temos aqui, como Flores da Cunha, nossa base, o nosso vinho. Mandamos esse espumante e falamos da Serra gaúcha também — destaca Monica.