(Foto: Sohfia Marcon Fiorese)
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) possui um atendimento especializado para negócios no setor de moda. Na Serra, a gestora responsável é Fabiana Zin, que soma quase duas décadas de experiência na criação e gestão de estratégias voltadas ao desenvolvimento econômico e social.
Uma das ações reconhecidas do Sebrae-RS é o projeto “Feito na Serra Gaúcha”, que tem como objetivo tornar as marcas referência em identidade local, destacando a originalidade na criação de produtos da região e fortalecendo as mercadorias e a comunicação das empresas. Os participantes recebem um selo com o nome do projeto para aplicar em suas produções, o que agrega credibilidade e valor às marcas, fortalecendo a imagem da região.
Além disso, o projeto oferece mentoria nas áreas de criação, identidade e comunicação. Sobre esta consultoria individual, Fabiana explica que o início é sempre com um diagnóstico para entender as necessidades da empresa:
— Começa com uma conversa com escuta técnica para entender qual o modelo do negócio, qual o produto, como ele é produzido, para quem vende, como vende e qual a visão de futuro da marca. A partir desse resultado, fazemos uma proposta de um plano de ação, sugerindo prioridades e analisando junto com o empresário essas prioridades.
Os consultores do Sebrae acompanham todo o processo de evolução com intervenções técnicas em todas as áreas das empresas: ideia de negócio, planejamento, gestão, marketing, design e mercado.
Fabiana aponta que o formato de empresas que procuram a consultoria do Sebrae mudou nos últimos 15 anos, com novos modelos de negócios surgindo, como ateliês de moda independentes:
— O setor da indústria da moda se transformou nestes últimos 15 anos, com a redução do número de indústrias com toda a produção integrada. Elas iniciaram um processo de terceirização da mão de obra e facções surgiram para dar conta da produção dessas marcas. Assim, novos modelos foram aparecendo, como pequenos ateliês de moda autoral, tornando a força da criação mais evidente e a busca por direcionar o posicionamento para produtos com valor agregado e design diferenciado, além de um olhar para a sustentabilidade.
Desta forma, na última década, a maioria das empresas que procuraram Fabiana eram ateliês. A demanda deixou de ser processo produtivo e passou a ser competitividade de marca, conforme explica a especialista.
Na Serra, a sede da consultoria empresarial fica em Caxias do Sul. No ano passado, o Sebrae realizou mais de 31 mil atendimentos a pessoas físicas e jurídicas, contemplando 17.643 pequenos negócios e 28.014 estudantes. O serviço possui parceria com a Sala do Empreendedor da prefeitura florense.
“Transformar a história da marca em conteúdo”
Fabiana Zin é psicóloga e possui especialização em comportamento humano e organizacional pelo IBGEN. Como analista do Sebrae, ela atuou recentemente no desenvolvimento de três marcas florenses D’águia, BBVA e Moni.
Para quem deseja empreender no ramo da moda, Fabiana dá dicas de como trabalhar em um mercado tão competitivo:

Fabiana Zin, do Sebrae Foto: Carla Souza, divulgação
— O primeiro passo é entender o comportamento do consumidor antes de qualquer movimento de investimento, com olhar para a sustentabilidade. Após isso, pensar em algo que faça sentido para quem está por trás da marca; pensar na marca e não em um produto apenas, como transformar a história da marca em conteúdo próximo do consumidor ou do mercado que deseja atingir. Fazer um planejamento o mais completo possível de tempo, recursos e pessoas; e acompanhar a gestão, ter os números na mão para tomar decisões assertivas e criar estratégias a partir de tudo isso!
Não é um trabalho simples, por isso mesmo o Sebrae disponibiliza a consultoria para apoiar os empresários. Monica Zampieri, diretora criativa da Moni, atesta como o “Feito na Serra Gaúcha” desenvolveu sua marca.
— A participação no projeto fez com que amadurecêssemos, principalmente em produto e comunicação. A comunicação é tudo. O produto, além de perfeito, tinha que conseguir se comunicar com outros estados. Acho que a Moni só está aqui por esses estudos que o Sebrae nos forneceu, no sentido de produto e comunicação. O projeto tem meu coração pelas várias frentes que ele oferece, especialmente por enaltecer a Serra gaúcha como moda e não só como vinho e gastronomia. Indico, sim, para outras empresas de moda, porque foi um divisor de águas essa parceria, que nos proporcionou colocar em todas as nossas peças essa tag especial do “Feito na Serra Gaúcha” — enfatiza.