Investimento de mais de R$ 311 mil inclui sinalização histórica e de segurança viária.
Nova Pádua agora conta com placas que sinalizam um novo roteiro de turismo religioso, com o objetivo de valorizar a história local e atrair visitantes. O projeto, que envolveu um investimento de R$ 311.377,00, é fruto de uma parceria entre a Administração Municipal e a Agência Sicredi do município. As placas foram instaladas na última sexta-feira (20).
As placas foram instaladas nas comunidades do interior, destacando os santos padroeiros, a história de cada localidade e os primeiros proprietários das terras. O prefeito Danrlei Pilatti destaca a importância do turismo religioso, que tem atraído cada vez mais visitantes a Nova Pádua, e enfatiza que o roteiro também celebra a história das famílias locais, especialmente os descendentes dos imigrantes italianos.
— O turismo religioso é uma atividade turística que se caracteriza por ser motivada pela fé e pela devoção. Aliada ao turismo de aventura, de experiência, visita aos nossos empreendimentos turísticos, a Administração Municipal está agregando mais essa opção para os visitantes. O turismo religioso envolve a participação em eventos religiosos e visita às igrejas das comunidades de Nova Pádua — afirma Pilatti.
A pesquisa histórica foi conduzida pela empresa Desvendare – História e Comunicação, sob a coordenação das historiadoras Danúbia Otobelli e Gissely Lovatto Vailatti, e as informações foram reunidas com o apoio da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, liderada por Josenice Panizzon Bernardi.
O prefeito enfatiza que as novas placas de sinalização instaladas em Nova Pádua não só orientam os turistas, mas também proporcionam um mergulho na história das comunidades locais. Elas contam a trajetória dos primeiros colonizadores, destacam os santos padroeiros e detalham a ocupação dos lotes rurais, permitindo que os visitantes montem seus próprios roteiros. De acordo com Pilatti, o turismo religioso, impulsionado pela forte religiosidade dos paduenses, tem se expandido, com grande participação de devotos e turistas nas festas comunitárias, que celebram a cultura e a culinária italiana.
Além das placas informativas sobre o turismo religioso, o projeto também incluiu investimentos em sinalização turística, que indica os principais pontos de interesse do Pequeno Paraíso Italiano, e em sinalização de trânsito, com novas placas nas áreas urbana e rural para garantir mais segurança aos motoristas.
Confira os locais que ganharam placas de sinalização e fazem parte do roteiro turístico religioso
- Capela Sagrado Coração de Jesus — Travessão Bonito
- Capela Nossa Senhora do Rosário — Travessão Cerro Grande
- Capela São José — Travessão Cerro Largo
- Capela Santo Antônio — Travessão Accioli
- Capela das Almas do Purgatório — Travessão Divisa