Encontro deve debater o abastecimento de água e o tratamento de esgoto em Flores da Cunha
A Câmara de Vereadores de Flores da Cunha solicitou a realização de uma audiência pública com a Corsan/Aegea para debater o abastecimento de água e o tratamento de esgoto no município. A definição da data ainda aguarda retorno da companhia.
O ofício foi entregue pela Presidente da Câmara de Vereadores, Silvana De Carli (Progressistas), ao responsável pelas Relações Institucionais da companhia, Cesar Faccioli, nesta terça-feira (4) em reunião que ocupou o gabinete do prefeito.
Na oportunidade, a gestora local da Corsan/Aegea, Ivanna Koschier, e o gerente executivo regional, Victor Planas Romani, informaram que o Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) teve início em quatro loteamentos e cinco Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) estão em operação no município.
O encontro também serviu para debater questões como a falta de água em diversos bairros e vazamentos recorrentes em Flores da Cunha. Sobre isso a companhia apresentou um relatório com diversos problemas técnicos que aconteceram diariamente desde a semana passada. A prestadora informou que iniciará ações de comunicação com líderes comunitários e a população, garantindo mais transparência sobre os atos.
De acordo com a presidente da Casa Legislativa, Silvana De Carli a reunião não foi apenas importante para saber o que aconteceu nos últimos dias, mas também para que se pudesse cobrar uma atitude da Corsan/Aegea.
– Foi exigido o relatório de investimentos da Corsan/Aegea e no que eles estão, efetivamente, investindo. Eles também foram cobrados para terem equipamentos reservas porque o que desencadeou todo o processo de falta de água foram dois motores que queimaram devido à instabilidade de energia. E por que precisamos de dois? Porque quando acontece de queimar um se aciona o reserva.
Diante da necessidade de mais esclarecimentos à comunidade, a Câmara de Vereadores solicitou a realização de uma Audiência Pública, que ocorrerá na Casa Legislativa em data a ser definida pela Corsan/Aegea. O encontro terá como objetivo explicar o funcionamento das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e as ações planejadas para melhorar o abastecimento de água no município.
Silvana também destacou a importância de os vereadores estarem mobilizados em causas como essa, afinal os parlamentares recebem muitas reclamações sobre falta de água e vazamentos e são porta-vozes da comunidade em reuniões como a realizada nesta semana.
– Já na audiência pública que a gente pretende fazer, entra o papel da comunidade de estar junto para trazer essa cobrança, porque quando tem uma mobilização maior, quando tem mais pessoas, quando elas se manifestam diretamente para eles (companhia) a situação ganha um corpo diferente, porque eles são usuários e a Corsan/Aegea tem que dar esse retorno – exalta a presidente.
A reunião também contou com a presença do prefeito municipal, Cesar Ulian, do vice-prefeito, Marcio Rech, e de secretários municipais.