Aos 62 anos, a agente do jornal O Florense em Nova Pádua, Marinez Sonda, tem na leitura um hábito que vai além da rotina, é quase uma necessidade.
— Eu leio porque faz bem. Eu gosto de ler os esportes e notícias sobre saúde — conta ela, que acompanha o jornal com frequência e atenção especial às pautas locais.
Moradora de Nova Pádua, Marinez procura primeiro as páginas que falam do pequeno Paraíso Italiano.
— Se tem notícias de Nova Pádua, é a primeira coisa que eu procuro — afirma.
Entre tantas edições, uma reportagem segue viva na memória: a que contou a história da emancipação do município.
— Sem dúvida, uma das matérias que mais me marcaram do jornal foi quando Nova Pádua se emancipou de Flores da Cunha. Foi bem bonito o desenrolar de todas as questões até nos tornarmos um município de fato — relembra com orgulho.
Para ela, a principal força de O Florense está na escuta ativa da comunidade.
— O Florense é um jornal que ouve a comunidade — resume Marinez.
“Paro para ler no final de semana”
Aos 85 anos, a aposentada Ines Molon Pan, moradora de Nova Pádua, mantém uma rotina especial de leitura nos fins de semana. Hoje ela acompanha semanalmente O Florense com atenção redobrada.
— Minha família não tinha o hábito de ler jornal, mas desde que assinamos, fica para toda a nossa família — conta.
Ines trabalha com a produção de massas caseiras, mas reserva um momento de pausa para se informar.
— Eu sou aposentada, mas trabalho fazendo massas, então eu paro mesmo para ler o jornal no sábado e no domingo — relata.
O interesse principal está nas páginas dedicadas à sua cidade.
— O que mais me chama atenção no jornal é a página de Nova Pádua. De Flores, se tem alguma coisa que me interessa, eu leio, mas o que mais me chama atenção é Nova Pádua — afirma.
Entre as matérias que mais marcaram, uma em especial ficou guardada com carinho.
— Há um tempo atrás saiu uma matéria da minha família muito boa. Acho que foi o que mais me marcou. Era uma matéria muito emocionante, e tudo o que saiu ali era verdadeiro. Essa é a importância de um jornal que traga sempre a verdade — opina Ines.
39 anos de O Florense
Neste sábado, dia 4 de outubro, o jornal O Florense comemora 39 anos. Para celebrar a data, na edição 1.841 de nossa história, resolvemos colocar em prática nossa missão diária: ouvir os florenses e paduenses. Contatamos assinantes de forma aleatória e pedimos para eles falarem sobre “O Jornal da Nossa Comunidade”. O resultado são relatos de pertencimento e memória coletiva.