Maísa Molon, 22 anos, é a rainha da 15ª Festa Colonial da Uva (Fecouva) e 5ª Festa do Moranguinho, que ocorrerá em 2026 em Otávio Rocha, no interior de Flores da Cunha. A representante do roteiro Otávio Rocha Vila Colonial e Transportes Molon foi escolhida na noite deste sábado (13). Ela estará acompanhada das princesas Tainara Molon e Karina Calgaro.

(Foto: Luizinho Bebber, divulgação)
O trio será responsável, a partir de agora, por divulgar e representar a edição que comemorará os 60 anos da Fecouva, a segunda festa comunitária mais antiga do Rio Grande do Sul.
— Gratidão. Foram tantos momentos, cresci tanto, recebi tanto apoio e tanto carinho. Espero que todos nós juntos façamos uma festa linda. Sempre juntos — declarou Maísa em sua primeira manifestação como rainha.
A programação da 15ª Fecouva e 5ª Festa do Moranguinho ocorrerá em dois fins de semana: nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro e 27 e 28 de fevereiro e 1º de março de 2026, com exposição de produtos, feira comercial, gastronomia, shows e muita história
Como foi a escolha
A cerimônia de escolha ocorreu no Grêmio Esportivo Otávio Rocha. Os primeiros a subirem ao palco foram os sete jurados:
- Andrea de Rossi — graduada, mestre e doutora em Agronomia.
- Ênio Martins — turismólogo, especialista em eventos comunitários e hospitalidade.
- Fabiane Veadrigo — enóloga, agrônoma e sommelier, rainha da Fenavindima em 2007.
- Leonardo Ziliotto — graduado em Designer de Moda, influenciador digital e palestrante em concursos preparatórios de soberanas.
- Magda Corsetti Torresini — formada em Filosofia, Ciências e Letras.
- Marisol Santos — jornalista e vereadora em Caxias do Sul.
- Priscila Zanol — graduada em Estética e Cosmética com especialização em vendas e inteligência de mercado. Rainha da Festa Nacional da Uva 2022.
Eles avaliaram a performance das candidatas durante os desfiles pela passarela e a interação com o público. Além dos desfiles coletivos e individuais das candidatas, houveram momentos para celebrar os 150 anos da imigração italiana e a presença da primeira coroa da Fecouva, usada por diversas rainhas desde 1966.
As torcidas foram um espetáculo à parte. Com balões, luzes e muito barulho, demonstraram o orgulho da comunidade por suas jovens e pela Fecouva. A melhor torcida, eleita pelos jurados, foi da candidata, e agora princesa, Tainara Molon.
A noite também marcou a despedida da corte da Fecouva 2022. Emocionadas, a rainha Marília Cagnin e as princesas Andressa Manosso e Giovana Andreazza agradeceram a todos que fizeram parte de sua trajetória e enalteceram a comunidade e tradição de Otávio Rocha.
O evento também teve o lançamento da música tema da Feouva 2026 “Vitrais da Nossa História” com letra de Ivo Gasparian e Ricardo “Bacana” Vignatti e interpretação de Patrícia Viana. Enquanto os juízes saíram para fazer sua escolha, o show ficou por conta da banda Farina Brothers.
15ª Fecouva
- Saiba como os jurados escolhem a corte da Fecouva 2026
- Conheça Maísa Molon, candidata à rainha da 15ª Fecouva
- Conheça Tainara Molon, candidata à rainha da 15ª Fecouva
- Conheça Karina Calgaro, candidata à rainha da 15ª Fecouva
- Conheça Fernanda Zini, candidata à rainha da 15ª Fecouva
- Conheça Jhenifer Turra, candidata à rainha da 15ª Fecouva
- Fecouva, de Otávio Rocha, celebrará seis décadas de história
- “Foi chique demais”, descreve a rainha da 1ª Festa Paroquial da Uva sobre o evento
- Carta de despedida: soberanas encerram ciclo da Fecouva com gratidão
- “Precisamos ter orgulho”, destaca presidente da Fecouva










