Início » Revista histórica celebra 150 anos da imigração italiana em Flores da Cunha

Revista histórica celebra 150 anos da imigração italiana em Flores da Cunha

Publicação resgata a memória e o legado cultural dos imigrantes italianos na cidade, conectando passado e presente
(Foto: Josiane Zoto)

Não há como caminhar pelas ruas de Flores da Cunha sem perceber os sinais deixados pelos que vieram antes. Essa herança não é apenas memória, é identidade. E foi para registrar e celebrar esses 150 anos de imigração italiana no Rio Grande do Sul que nasceu a revista “A História é a Nossa Melhor Herança”, uma publicação produzida pelo jornal O Florense.

O lançamento da revista aconteceu no último sábado (23) no salão comunitário de São Valentim, durante a Note de Ciàcole, promovida pela Associação Amigos do Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi. A publicação chega como um registro singular, reunindo artigos de professores, historiadores e memorialistas que, a partir de diferentes perspectivas, ajudam a reconstruir a trajetória dos imigrantes.

A revista percorre aspectos fundamentais da herança italiana mas não se limita a eles. Também dá visibilidade aos gestos e símbolos do dia a dia que continuam presentes na vida das comunidades.

— Os leitores irão encontrar temas como educação, papel da mulher, trabalho, religiosidade, viticultura e arquitetura, além do legado cultural dos imigrantes em Flores da Cunha. Até hoje, ele está presente em nossa vida diária, seja no modo de falar, no que comemos ou nas tradições que preservamos — explica a historiadora e jornalista Danúbia Otobelli, responsável pela reportagem e projeto gráfico do projeto.

(Foto: Josiane Zoto)

O processo de pesquisa envolveu entrevistas e consultas com especialistas, garantindo a diversidade de olhares. A revista também cumpre o papel de conectar passado e presente, destacando a contribuição dos imigrantes para a formação da nossa região.

— Celebrar algo é sempre significativo, até porque a imigração italiana moldou nossos costumes, nossa gastronomia e nossa identidade cultural. Aquilo que somos hoje é o reflexo do ontem, daqueles que nos antecederam.  É uma forma de honrar a memória e o legado desses pioneiros, reafirmando a força da nossa cultura — completa.

A revista se afirma como um marco editorial, pela originalidade e pelo alcance que representa. A coordenadora comercial do jornal O Florense, Josiane Zoto, ressalta que a iniciativa conquistou o apoio de diversos patrocinadores e emocionou os leitores logo no primeiro contato com a publicação.

— Por ser uma revista histórica, tivemos uma adesão muito relevante de patrocinadores. Eles quiseram investir porque perceberam que estavam inseridos em um material único. E o retorno do público foi imediato, muitos se emocionaram ao ver histórias locais registradas ali. Esse resgate toca desde os jovens, que passam a conhecer de onde vieram, até os mais idosos, que encontram a trajetória de seus avós e pais — comenta.

Além dos assinantes d´O Florense, que podem acessar a revista pelo site do jornal, exemplares foram distribuídos em diversas instituições públicas e privadas, como escolas, Prefeitura, Câmara de Vereadores, Câmara de Dirigentes Lojistas e Centro Empresarial, entre outros locais de circulação da comunidade. Quem desejar, também pode adquirir a publicação diretamente na sede do jornal, pelo valor de R$ 20. 

— Nós somos uma editora que sempre teve como missão informar para transformar. Com essa revista, entregamos à comunidade um produto único, feito em Flores da Cunha, para Flores da Cunha, mas com relevância para todo o Estado. É um material que vai ficar na história — finaliza Zoto.

Leia Mais

Compartilhe:

Mais Notícias

Outras notícias:

plugins premium WordPress
Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?

Entrar na sua conta