Início » Licitações eletrônicas ampliam participação de empresas florenses, mas exigem atenção de fornecedores

Licitações eletrônicas ampliam participação de empresas florenses, mas exigem atenção de fornecedores

Secretário de Administração aponta avanços e erros comuns em processos licitatórios
(Foto: prefeitura de Flores da Cunha/Divulgação)

A adoção do formato eletrônico nas licitações públicas de Flores da Cunha aumentou a competitividade e reduziu a ocorrência de itens sem interessados, mas ainda há obstáculos que afastam fornecedores. Segundo o secretário municipal de Administração e Governança, César Conz, erros simples, como preenchimento incorreto de propostas e envio incompleto de documentos, podem inviabilizar a participação, mesmo em disputas de produtos e serviços amplamente ofertados no próprio município.

— Com a adoção da modalidade eletrônica nos processos licitatórios, obrigatória por lei, a participação (de fornecedores) aumentou consideravelmente, o que reduziu a ocorrência de itens desertos. Dificilmente um item permanece deserto em uma segunda tentativa de compra, justamente porque, antes da nova licitação, são feitos os ajustes para garantir a efetividade do processo — explica Conz.

O secretário aponta erros frequentes que impedem empresas de avançar nos processos licitatórios.

— O processo se tornou mais acessível, mas ainda existem alguns pontos de atenção que podem comprometer a participação dos fornecedores. Um dos principais equívocos é o preenchimento incorreto do valor da proposta no sistema eletrônico, o que pode inviabilizar a continuidade no certame. Outra situação comum é o envio incompleto da documentação exigida no edital, especialmente em casos que requerem anexos específicos, como catálogos ou registros de produtos. Além disso, é válido destacar a importância de apresentar documentos formais devidamente assinados, porque documentos informais acabam não sendo aceitos no processo — alerta.

Embora não haja cálculo exato sobre quanto dinheiro poderia permanecer em Flores da Cunha com maior adesão de empresas florenses, Conz acredita no impacto positivo.

— É possível afirmar que uma maior participação de empresas florenses tende a gerar impactos positivos na nossa economia, no fortalecimento dos negócios, na geração de empregos e na movimentação do comércio e dos serviços — avalia.

O curso, segundo o secretário, é uma das ferramentas para estimular essa presença.

Tivemos uma edição recentemente, e uma nova edição está prevista ainda para este ano — garante.

Ele lembra que boa parte do funcionamento da máquina pública passa por processos licitatórios.

— Praticamente todos os bens e serviços necessários ao andamento do serviço público são adquiridos através de licitação. Entre os produtos e serviços licitados, temos a aquisição de gêneros de alimentação para merenda escolar, serviços de transporte escolar, aquisição de medicamentos, insumos hospitalares, combustível, materiais de expediente, serviços de limpeza predial, obras de pavimentação, manutenção de vias públicas, limpeza urbana, coleta de resíduos, serviços para eventos como sonorização, locação de estruturas, segurança, entre outros — detalha.

Conz reforça que as oportunidades já existem para quem estiver disposto a se preparar.

— É importante destacar que todos os processos licitatórios são abertos à participação de fornecedores locais. Os produtos e serviços licitados são, em sua maioria, itens que contam com oferta no próprio município, o que significa que as nossas empresas têm plena condição de concorrer e vencer as disputas — finaliza.

Leia Mais

Compartilhe:

Mais Notícias

Outras notícias:

plugins premium WordPress
Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?

Entrar na sua conta