O frio e a necessidade de utilizar itens para se aquecer, como ares condicionados, estufas e secadoras já causa um grande impacto na conta de luz. Contudo, esse valor deve pesar ainda mais no bolso dos consumidores.
Isso porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, no fim de julho, que irá aplicar a bandeira vermelha 2 na cobrança da conta de luz de agosto, isto significa que as contas de energia elétrica terão adicional de R$ 7,87 para cada 100 kWh consumidos. A bandeira vermelha 2 foi acionada pela última vez em outubro de 2024 e a alíquota é a mais cara cobrada.
A medida ocorre devido à escassez de chuvas e a consequente baixa nos reservatórios das hidrelétricas, que são a principal fonte de energia do Brasil. Com este cenário torna-se necessária a utilização de fontes mais caras de geração de energia, como as usinas termelétricas.
Para ajudar os consumidores a enfrentarem esse cenário a RGE orienta sobre como usar a energia de forma mais eficiente, com dicas práticas para reduzir o consumo e evitar surpresas no orçamento, afinal, pequenas atitudes no dia a dia podem gerar uma grande economia.
– Optar por aparelhos com selo de eficiência A do INMETRO/PROCEL e utilizá-los de maneira adequada, segura e consciente é fundamental para controlar o consumo e os gastos – declarou o gerente de Eficiência Energética da CPFL, Walter Barbosa Júnior.
Dicas para combater o desperdício de energia e economizar:
- Chuveiro elétrico: lidera o ranking, respondendo por até 35% do consumo mensal das residências. Diminua o tempo no banho e altere para a posição verão sempre que possível.
- Geladeira: representa de 25% a 30% da conta. Evite abrir a porta sem necessidade e posicionar a geladeira longe de fontes de calor são ações simples, mas que fazem diferença.
- Lâmpada: a iluminação consome de 15% a 25% da energia. Utilize lâmpadas de LED, que economizam até 85% em relação às incandescentes, e aproveite a luz natural sempre que possível.
- Aquecedor e ar-condicionado: podem representar até 15% da conta. Instalar os aparelhos em um local adequado seguindo orientações do fabricante, colocar o “timer” para desligamento automático, manter portas e janelas fechadas são ações que ajudam a reduzir o consumo.
Dúvidas
A RGE informa que não há um registro significativo de reclamações nos canais de atendimento referente ao assunto do aumento nas contas de energia elétrica, em Flores da Cunha, mas reforça que possíveis dúvidas nas contas podem ser sanadas pelos canais de atendimento da RGE.
- WhatsApp: (51) 9 9955.0002
- Site: www.rge-rs.com.br
- App: CPFL Energia (disponível para Android e iOS)
- Call Center: 0800 970 0900
- Endereço: o local de atendimento presencial da RGE, em Flores da Cunha fica junto à Comercial de Alimentos Fontana, na Rua Dr. Montaury, n° 1265, bairro Centro. O horário é de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30min às 17h30min.
Plataforma “Conta Fácil de Entender”
A plataforma “Conta Fácil”, disponível no aplicativo ou site da CPFL, permite comparar as variações de consumo de um mês para outro, fornecendo informações detalhadas sobre os fatores que influenciam a conta.