Início » Cinco décadas de tintas e histórias

Cinco décadas de tintas e histórias

Com raízes familiares, pioneirismo e dedicação, Francescatto Tintas celebra meio século de história em Flores da Cunha
(Foto: Divulgação)

Foi exatamente no dia 1º de agosto de 1975, que a Francescatto Tintas abriu as portas pela primeira vez. O proprietário e fundador, Irineu Francescatto, conta que a ideia surgiu com amigos e pintores, de que esse poderia ser um ramo de comércio a prosperar.

— Mas quem iniciou o trabalho na loja foi minha esposa Marisa e o meu irmão Leonor. O filho Fabiano, tinha na época apenas três anos. E eu, comecei a trabalhar na empresa, como administrador, somente depois de quatro anos — relata Irineu.

Até então ele trabalhava como contador no escritório de contabilidade Finger. Mais tarde, outro irmão, o Valério, também deu a sua contribuição durante um período. Na trajetória de conquistas, desafios e dificuldades, o pior momento foi quando o casal teve a infelicidade, em 2001, de perder o filho Fabiano num acidente automobilístico.

Foi um período difícil, em que a tragédia familiar afetou os negócios, fazendo-os enfrentar dificuldades financeiras e profissionais, além do abalo emocional. Era necessário reconstruir a vida e o trabalho. Irineu conta que com o apoio sempre positivo da esposa Marisa, dos familiares, amigos e clientes, seguiu trabalhando. Foi um momento em que a empresa fortaleceu seu propósito de bem servir e atender bem aos clientes, fornecedores e todos os profissionais do ramo, com transparência em todos os negócios.

Por muitos anos a empresa foi conhecida como Casa das Tintas, mas na última década passou a denominar-se Francescatto Tintas, uma volta às origens da família. A empresa conta hoje com 10 funcionários em Flores da Cunha, sendo gerenciada pelo sobrinho de Irineu, Vinícius Francescatto.

Destacam-se na equipe o mais antigo vendedor, Joel Gelain, que iniciou a trabalhar com 12 anos e hoje, com 50, totaliza 38 anos dedicados a atender os clientes, sendo um profundo conhecedor dos produtos que comercializa. Paula Schiavenin Bordin, responsável pelo RH e Financeiro, atua com orgulho na Francescatto Tintas há 17 anos. Uma unidade em Farroupilha, com outros 12 funcionários, complementa a oferta de produtos e serviços na região.

A primeira especializada na venda de tintas

Quando a empresa iniciou as atividades, há 50 anos, foi a primeira loja especializada em tintas. Na época, as casas de comércio do Soldatelli e do Mascarello também vendiam itens de ferragens e alguma coisa de tintas. Um dos primeiros clientes foi Valdir Meneguzzo, que neste ano também completa 50 anos na profissão de pintor.

Menguzzo tinha 16 anos quando veio de Antônio Prado para estudar e residir em Flores da Cunha. Encontrou em Irineu Francescatto um apoio para iniciar sua vida profissional como pintor. Ele lembra que a primeira loja começou a uma quadra de onde está instalada hoje, na mesma rua, no número 1.733 da Borges de Medeiros. Hoje, além de tintas, a empresa oferece uma ampla gama de acessórios e equipamentos que vieram para facilitar e qualificar o trabalho dos profissionais.

A parceria entre a Francescatto Tintas, seus fornecedores e clientes, foi crescente e fortalecida por treinamentos e capacitações. Cada novo produto, nova tinta, novas cores e nova texturas, havia um treinamento, conta Meneguzzo.

Evolução tecnológica

Quando a empresa iniciou, havia apenas tinta a óleo, PVA e à base de cal. Hoje, com os avanços tecnológicos, vieram os esmaltes e as tintas acrílicas que permitem uma gama muito maior de possibilidades, adaptando-se facilmente a cada superfície. “As fábricas evoluíram muito”, conta Vinícius Francescatto, e “não param de vir novidades” das empresas Alessi, Suvinil, Killing e outras.

Neste mercado, um ponto de disrupção deu-se a partir do momento em que o cliente vem à loja, escolhe a cor e a tinta é produzida na hora, usando-se uma base e adicionando corantes. Além das tintas, hoje há toda uma série de matérias para preparar as superfícies a serem pintadas, como os impermeabilizantes, possibilitando maior qualidade e duração no trabalho realizado.

Nestes 50 anos, a evolução deu-se também na forma de realizar a pintura e nos equipamentos utilizados. Meneguzzo conta que até parece piada, “mas a troca da brocha por rolo” possibilitou um ganho de qualidade e rapidez. Depois veio a pistola, que deixa as superfícies mais parelhas. A cada novidade, um treinamento e a explicação de como trabalhar.

Irineu também conta que além de receber treinamentos, os pintores trazem muitas informações que são repassadas aos fabricantes, possibilitando melhorias nos produtos, numa via de duas mãos. Os vendedores e os pintores trocam muita experiência. E essa experiência vai de volta para a fábrica para fazer melhoramentos.

Diferencial da Francescatto Tintas

Perguntado sobre o diferencial da Francescatto frente a mais de uma dezena de concorrentes que existem hoje, Irineu destaca que o fato de ser pioneiros e uma empresa especializada em tintas, aliado ao bom serviços e as inovações ofertadas, com treinamento e desenvolvimento dos profissionais, são fatores que somam e resultam em credibilidade que só quem completa 50 anos na praça pode alcançar.

A fórmula para completar 50 anos é “persistência e muito trabalho” explica Irineu. Além de ter sempre uma equipe de bons vendedores e funcionários. “E passar para o pintor todo o conhecimento que a gente tem” finaliza o empreendedor.

Perguntado sobre o futuro, Irineu responde: “quero que a nossa empresa complete 100 anos”.

Leia Mais

Compartilhe:

Mais Notícias

Outras notícias:

plugins premium WordPress
Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?

Entrar na sua conta