O nome do patrono da 45ª Feira do Livro de Flores da Cunha foi anunciado na tarde desta quinta-feira (7). O empresário, palestrante e escritor florense, Emílio Finger, 62 anos, representará o evento, que será realizado de 13 a 18 de outubro na Praça Nova Trento, com programação especial para toda a comunidade florense.
Autor dos livros “Gestão do Coração” e “Negociando com meus limites”, Finger está finalizando sua terceira obra, voltada a temas como vendas, empreendedorismo e competências humanas.
O palestrante explica que recebeu com surpresa o convite para ser patrono da Feira do Livro e que não teria como não aceitar algo tão especial.
– Na verdade isso, hoje, foi um grande presente pela missão e pelo trabalho que o menino Emílio vem cumprindo. Em todas as palestras, as pessoas que me conhecem, sabem que nunca abdiquei de tentar ser um pouco melhor a cada dia, porque eu acho que a maior missão do ser humano é ser melhor do que ontem, para que a gente possa construir algo junto. E vindo este presente exatamente pelo lado da cultura, da educação, é que ele se torna ainda mais especial, porque não tem nada que possa mudar mais do que a educação, do que a escola, do que os livros – ressaltou Finger.
O escritor inspira pessoas com sua história de coragem e determinação ao ter enfrentado paralisia infantil e conseguido caminhar apenas com 7 anos de idade. Neste ano ele realizará mais de 60 palestras com foco em sua trajetória.
– As crianças (também) precisam da história de um menino que tinha tudo para ter aceitado uma cadeira de rodas e não aceitou. O que ele aceitou foi o desafio que a vida lhe deu. Mas muitos aceitam o desafio revoltados. O Emílio aceitou um desafio com muita alegria e com muita felicidade. E isso é fruto de uma família e de uma comunidade – destacou o patrono, que atua há mais de 30 anos como diretor estratégico do Grupo Randon.
A subsecretária de Cultura, Adriana Boeira Dotti, explica que a escolha pelo nome de Finger se deu em uma conversa no gabinete do prefeito.
– Quando surgiu o nome do Emílio, foi algo muito unânime, por entender que ele tem uma trajetória linda, uma história de vida fantástica para transparecer. Hoje a gente ficou muito feliz, porque quando a gente fez o convite para ele foi emocionante da parte dele e todos nós também nos emocionamos – frisou Adriana.