Os 35 anos do Centro Empresarial de Flores da Cunha foram celebrados com uma homenagem na Câmara de Vereadores, na noite desta segunda-feira (10).. Na presença de diretores e ex-presidentes da entidade, a Moção de Congratulações proposta pelo vereador Luiz André de Oliveira (Republicanos) foi aprovada com unanimidade.
— Não há como falar do desenvolvimento de Flores da Cunha sem reconhecer o papel do Centro Empresarial. É graças à sua atuação firme e articulada que muitas empresas locais a sua atuação firme e articulada que muitos empresas locais puderam crescer, gerar empregos, impulsionar a economia e garantir melhores condições de vida para seus trabalhadores florenses — destacou Luizzão.
Um vídeo foi apresentado para destacar a trajetória do Centro Empresarial e sua contribuição para o desenvolvimento econômico e social de Flores da Cunha e região. Ao final, o presidente Gilberto Boscato foi convidado para utilizar da tribuna.
— É uma honra poder celebrar este marco aqui neste espaço que simboliza o diálogo e compromisso com o desenvolvimento da nossa cidade. O Centro Empresarial nasceu da iniciativa e da coragem de empresários que acreditaram no associativismo como caminho de crescimento. É um espaço de aprendizado, colaboração e representatividade. Evoluímos juntos com Flores da Cunha — agradeceu Boscato, que lembrou que toda contribuição dos empresários é voluntária.
Lançamento de livro histórico
A homenagem ocorreu na véspera do lançamento do livro “Centro Empresarial de Flores da Cunha – 35 anos: Conectando Histórias, Construindo Futuros”, uma obra que resgata a trajetória da entidade e sua contribuição para o desenvolvimento econômico e social do município. A apresentação da obra será na próxima quinta-feira (13), às 19h30, na sede da entidade, em exclusivo para associados à entidade e convidados.
Em 168 páginas, a obra reúne fatos marcantes, registros fotográficos e depoimentos que dão vida à história construída desde 1990, ano de fundação do Centro Empresarial. Entre os principais marcos, estão destacadas a consolidação da parceria com a UCS e fundação da Escola de Gastronomia UCS-ICIF e a implantação do Centro de Formação Profissional do SENAI, além de iniciativas voltadas à inovação, à qualificação, ao associativismo e à integração empresarial.
O resgate histórico foi produzido pela Legado Histórias de Vida, com projeto gráfico do Estúdio Gentil, e curadoria de conteúdo das jornalistas responsáveis Alessandra Muraro e Ana Carolina Sirtori.
— O livro é uma homenagem a todos que ajudaram a construir o Centro Empresarial e a fortalecer o associativismo em Flores da Cunha. Ele celebra o passado, valoriza o presente e inspira os próximos passos da nossa história coletiva — define o presidente Gilberto Boscato.
A publicação será distribuída a autoridades, associados, escolas e instituições culturais do município, incluindo a Biblioteca Pública Municipal Érico Veríssimo, que receberá exemplares para consulta pública.

