Início » 2ª Caminhada de Conscientização do Autismo ocorre neste sábado

2ª Caminhada de Conscientização do Autismo ocorre neste sábado

Evento regional reúne famílias, profissionais e comunidade para promover acolhimento, compartilhar saberes e ampliar o entendimento sobre o transtorno do espectro autista (TEA)
(Foto: Freepik, reprodução)

O sol de outono deve iluminar mais que as ruas de Flores da Cunha neste sábado (26). Ele deve aquecer também corações e consciências durante a 2ª Caminhada de Conscientização do Autismo, que ocupará a Praça da Bandeira. Durante o encontro realizado pelo 26º Centro Regional de Referência em TEA (CRR26) – Teacolhe – APAE de Feliz, haverá uma marcha por empatia, informação e respeito às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A programação começa com a caminhada a partir das 9h e se estende com uma série de atividades inclusivas e gratuitas. Oficinas com psicopedagoga, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, educador físico, nutricionista, entre outros profissionais, vão oferecer diversão, aprendizado e apoio direto às famílias.

À frente do Instituto TEAMAR, um dos apoiadores do evento em Flores da Cunha, Filipe Stanguerlin reforça o caráter mobilizador do encontro.

(Este) é um evento anual, dedicado à conscientização sobre TEA. O primeiro município a sediar a caminhada foi Farroupilha e o próximo para 2026 será definido por sorteio durante o evento do próximo sábado. Essas atividades são fundamentais para promover a inclusão e o entendimento — contextualiza Stanguerlin.

Segundo o presidente do Instituto, a expectativa é de que cerca de 300 pessoas acompanhem o evento deste sábado.

Fortalecer laços e promover a inclusão

O autismo é um tema que se torna cada vez mais recorrente na Câmara de Vereadores de Flores da Cunha graças a vereadores que abraçam a causa, como é o caso da Silvana De Carli (PP), e mais recentemente do Valdecir Paulus (MDB).

— Quero falar sobre um tema que tem o meu coração desde a legislatura passada que é o autismo. A frase que traz a campanha é “Informação gera empatia, empatia gera respeito”. Então se parte sempre dessa premissa que com educação conseguimos melhorar o nosso mundo e também a nossa convivência entre as pessoas — discorreu a vereadora do PP durante a Sessão Ordinária de 31 de março.

(Foto: Freepik, reprodução)

O presidente do TEAMAR explica que o evento não é um fim, mas um meio para fortalecer laços e promover a inclusão e o entendimento sobre o TEA.

— Espera-se que os participantes saiam do evento com maior compreensão sobre o autismo, (com) conhecimentos que desmistificam preconceitos e promovem a empatia, (com) informações e recursos que possam ser aplicados no cotidiano para promover a inclusão. (Que o evento gere) engajamento comunitário, incentivando a participação ativa em ações que apoiem pessoas com TEA — almeja o apoiador.

“Dar um pouco de qualidade de vida”

Quem também carrega a causa bem perto do peito é o vereador Valdecir Paulus. Durante a Sessão Ordinária da última terça-feira (22), o emedebista convidou a comunidade para acompanhar a caminhada na Praça da Bandeira e utilizou o tempo de tribuna para trazer a experiência pessoal ao debate.

— Essa questão é o dia a dia da família da minha esposa. Meu cunhado, João, tem 13 anos, e é autista então sabemos o quanto a mãe da minha esposa, minha sogra, acaba se sacrificando muitas vezes, em muitas coisas para poder dar um pouco de qualidade de vida para ele.

A iniciativa, que integra o mês de conscientização do autismo, é uma união de esforços entre o governo do estado, a prefeitura municipal de Flores da Cunha, a Câmara de Vereadores, o Centro Regional TEAcolhe da APAE de Feliz e o Instituto TEAMAR, entidade local que tem feito história ao oferecer apoio a famílias e promover inclusão social por meio de ações concretas. Para participar das atividades é necessário fazer a inscrição até esta sexta-feira (25), às 13h, pelo link.

Confira a programação

09h — Concentração na Praça da Bandeira
09h30 — Início da caminhada
10h05 — Início dos pronunciamentos
10h20 — Circuito de atividades:

  • Pintura de rosto
  • Roda de conversa com a neuropsicóloga Priscila Winter
  • Oficinas com psciomotricista, educador físico, nutricionista, terapeuta ocupacional, psicopedagoga, fonoaudióloga e neuropsicóloga
  • Oficina de informações para a confecção do CIPTEA
  • Algodão doce
  • Brinquedos infláveis

11h30 — Encerramento

Leia Mais

Compartilhe:

Mais Notícias

Outras notícias:

plugins premium WordPress
Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?

Entrar na sua conta