Os apaixonados por carros antigos já podem comemorar. O tradicional Encontro de Veículos Antigos de Flores da Cunha já tem data definida: será no dia 9 de novembro (domingo), a partir das 8h, na Praça da Bandeira, no Centro da Terra do Galo.
Mais que uma programação anual para os entusiastas, a 21ª edição do evento foi planejada para oferecer atrações para toda a família, como o espaço kids com brinquedos infláveis, opções de gastronomia, mateada e mercado de pulgas (venda de peças para veículos antigos).
A boa música também está garantida com a apresentação da Banda Hyperdrive, às 14h, que levará ao público sucessos dos anos 1960,1970 e 1980.
— Todo ano recebemos modelos diferentes de carros na exposição, além dos que vem todos os anos. Inclusive temos vários que participam desde o primeiro Encontro, o que nos deixa muito felizes — destaca o presidente e sócio-fundador do Clube de Veículos Antigos, Giberto Antonio Sgarioni.
Os interessados em participar do evento expondo seus veículos, ou ainda em integrar o clube, podem entrar em contato com Sgarioni pelo telefone ou WhatApp (54) 99184-4254. É necessário ter um veículo com mais de 30 anos de fabricação.
Os 150 primeiros inscritos no evento ganham um kit especial. Também é possível realizar a inscrição no dia do encontro. Em caso de mau tempo, a atividade poderá ser transferida.
20 anos de história
O Clube de Veículos Antigos de Flores da Cunha nasceu da união de apaixonados por automóveis que marcaram época nas décadas de 1950, 1960, 1970 e 1980. O objetivo dos integrantes é preservar a memória automotiva e celebrar a cultura que esses veículos representam.
— Eu sou um apaixonado por carros, assim como os colegas que começaram comigo esse clube. Depois de muitas conversas a respeito resolvemos idealizar o sonho: no dia 26 de setembro de 2005 fundamos o clube na casa de um grande amigo (Anúncio Oliboni, in memoriam) que, até termos nossa sede, sempre nos recebeu com muito apreço — lembra Sgarioni, que também é comerciante.
Movidos pela admiração e pelo espírito de amizade, os fundadores começaram a se reunir para trocar experiências, compartilhar conhecimentos técnicos — desde dicas de chapeação até onde encontrar peças raras — e também auxiliar nas questões burocráticas de documentação.
Atualmente, com duas décadas de atividades, o grupo se dedica a promover o tradicional Encontro de Veículos Antigos, que ocorre todos os anos, no mês de novembro, além de participar de eventos organizados por colegas de outros clubes em cidades vizinhas.
– (Completar 20 anos me traz um) sentimento de gratidão por ter tido oportunidades únicas de conhecimento, amizades, diversão. Também (temos o objetivo de) despertar nos mais jovens a paixão por esses veículos sem tecnologia moderna, com um design clássico e minimalista, e com muitos diferenciais que não são vistos nos carros atuais — destaca o sócio-fundador.
Há duas décadas preservando memórias e promovendo laços, o Clube de Veículos Antigos de Flores da Cunha é a prova viva de que quem ama os antigos, mantém a história em movimento. O grupo, que conta com 18 membros ativos, preserva verdadeiras relíquias com mais de 30 anos de fabricação, incluindo modelos que ultrapassam seis décadas de história. Cada veículo é símbolo de uma época com suas tecnologias, estilos e modos de vida que encantam e unem diferentes gerações.
Mais do que uma exposição, o encontro é um convite à nostalgia, à valorização da história sobre rodas e à celebração das amizades que nasceram ao longo dessa jornada.

